Artigos e Notícias

Incide ITR sobre imóvel com função agrícola, mesmo localizado em perímetro urbano

- 10/02/2020

Incide Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR), e não Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), sobre imóvel localizado em perímetro urbano quando sua destinação econômica é voltada para práticas agrícolas. 

Este é o entendimento firmado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). É necessário comprovar que o imóvel é utilizado para exploração extrativa, vegetal, agrícola, pecuária ou agroindustrial.

Recentemente, seguindo o entendimento do STJ, o Tribunal de Justiça de São Paulo anulou uma cobrança de IPTU em relação a imóvel localizado na Zona Urbana do Município de São Paulo, mas destinado à produção agrícola.  

A propriedade é utilizada para a produção de mudas, horticultura e comércio de plantas e flores naturais. Foram considerados como provas de que se tratava de um imóvel rural o cadastro do proprietário como produtor rural e o cadastro no Incra. Portanto, concluiu-se que a destinação econômica do imóvel é exclusivamente rural, não subsistindo a exigência do IPTU.

Este entendimento é de grande importância para os produtores rurais cujas propriedades localizam-se em perímetros urbanos, uma vez que o valor do ITR, imposto de competência federal, costuma ser menor que o valor do IPTU. 

 

Fonte: Conjur

CONTATO
Enviar
Av. Nossa Sra. da Penha, 699, Ed. Century Towers, Torre B, salas 402 a 406
Santa Lúcia, Vitória-ES CEP: 29056-250
27 3225-5488 - 27 3225-1932 (telefax)
contato@guidopinheirocortes.adv.br